Os 7 jogos mais importantes da história do PSG

PorPedro Katchborian 29 de junho de 2018

Entre tantas temporadas e jogos importantes, alguns ficarão gravados para sempre na memória do torcedor do PSG. Títulos, clássicos, competições europeias…O fã do clube já teve oportunidade de se emocionar em diferentes momentos, contra adversários dos mais variados. Abaixo, separamos alguns dos jogos mais importantes da história do PSG.

1. PSG 2 x 2 Saint-Étienne (1982)

O primeiro título do PSG. A vitória contra o Saint-Étienne pela Copa da França foi pra lá de emocionante e coroou uma campanha daquelas do time de Paris. A partida foi dramática — o PSG saiu na frente com Toko e Michel Platini — ele mesmo — empatou. Depois do 1 a 1 no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. Logo aos 9 minutos da primeira etapa, Platini fez mais um e desempatou. Aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, no derradeiro minuto, Rocheteau acertou belo voleio dentro da área e empatou novamente. Christian Lopez desperdiçou uma das cobranças para o Saint-Étienne e o PSG, que não havia errado nenhuma, sagrou-se campeão no Parc des Princes.

2. PSG 1 x 0 Monaco (1986)

Três anos após o título da Copa da França, o PSG já conquistava o principal torneio nacional. O Campeonato Francês da temporada 85-86 foi completamente dominado pela equipe da capital, que assumiu a liderança na terceira rodada e não perdeu mais. De todos os jogos, o mais importante, é claro, foi o que garantiu o título. E foi dramático, como toda vitória deve ser. Em jogo contra o Monaco, Oumar Sène fez, nos acréscimos, o gol que garantiu o triunfo, pela 36ª rodada do torneio.

3. PSG 2 x 1 Barcelona (1995)

Válido pelas quartas-de-final do principal torneio europeu, a partida de ida havia terminado empatada por 1 a 1. Na emocionante partida de volta no Parc des Princes, o Barcelona saiu na frente da equipe francesa. Mas, liderados por George Weah, os atletas do PSG reverteram o resultado: Raí empatou para o PSG e, a sete minutos do fim, Guerín marcou e sacramentou a vitória do clube francês, que acabou eliminado pelo Milan na semifinal. Ainda assim, o time mostrou que poderia bater de frente com qualquer outro clube do continente — tanto que venceu a Recopa Europeia no ano seguinte.

4. PSG 1 x 0 Rapid Viena (1996)

A Recopa Europeia reunia vários campeões de diferentes torneios nacionais do continente, sendo considerada uma das principais competições da Europa. O PSG já vinha mostrando força perante adversários de outros países — e a consolidação veio contra o tradicional Rapid Viena, da Áustria. Depois de bater Molde (Noruega), Celtic (Escócia), Parma (Itália) e Deportivo La Corunã, o PSG chegou à final como favorito. E confirmou todo o favoritismo ao bater o Rapid Viena com gol de falta de N’Gotty. A equipe ainda contava com craques como Djorkaeff e Raí no elenco.

5. PSG 2 x 1 Olympique de Marseille (2006)

Um derby é sempre um derby. O maior clássico francês já mexia com os nervos dos jogadores. O que dizer quando o jogo é uma final? A Copa da França de 2006 foi decidida entre dois dos maiores clubes do país. Realizada no Stade de France para quase 80 mil pessoas, a partida teve emoção até o final. O PSG abriu 2 a 0 com Kalou e Dhorasoo, mas Maoulida descontou. O Olympique pressionou, mas o Paris Saint-Germain segurou o resultado e sagrou-se campeão da Taça da França mais uma vez.

6. PSG 1 x 0 Lyon (2013)

Outro clássico. Outro jogo que garantiu um título ao PSG. Desta vez, o Campeonato Francês, em 2013, torneio que o clube não vencia desde a temporada 93/94. O gol solitário de Ménez deu a vitória contra o Lyon, fora de casa. O jogo marcou o início da mais recente sequência vitoriosa da equipe.

7. PSG 3 x 0 Bayern (2017)

A vitória no principal torneio da Europa mostrou que o PSG está, sim, à altura de outras grandes equipes do continente. O convincente triunfo por 3 a 0, com gols de Daniel Alves, Cavani e Neymar, deu a liderança do grupo para o Paris Saint-Germain. O jogo foi um dos melhores da equipe no ano de 2017, em que o trio de ataque Mbappé, Cavani e Neymar deitaram e rolaram para cima dos alemães.

Leia também

Mais Recentes