Quer emagrecer? 7 motivos para você começar a nadar agora mesmo

PorPedro Katchborian 17 de setembro de 2017

A natação está longe de ser um esporte muito popular. Os olhos se voltam para a prática em tempos de Olimpíadas, quando são lembrados nomes como o mito Michael Phelps, mas também os brasileiros César Cielo, Thiago Pereira. O que muita gente não sabe é que nadar é uma das melhores opções para quem pensa em melhorar a saúde.

Natação emagrece? Quais são os outros benefícios para o corpo? Veja essas respostas e confira motivos para praticar a natação e ir muito além daquela escolinha quando criança:

1. Você não precisa de (muito) equipamento

Bola? Chuteira? Aro? Não, nada disso. Você precisa de uma piscina (ah, jura!?), óculos de natação, uma touca e uma sunga. Há diversas academias que contam com piscinas de 25 ou 50 metros e alguns clubes também disponibilizam as suas instalações para aulas.

2. Natação emagrece, sim

Natação emagrece? Se você pretende praticar para perder uns quilinhos, a sua escolha pela natação faz sentido. A Coach Mag falou com a triatleta e treinadora da Speedo, Annie Emmerson, que falou sobre os benefícios da prática. Não é o esporte que mais queima calorias, mas serve como uma excelente forma para quem quer perder peso. “Se o seu objetivo é perder peso, a natação vai ajudar por que você está aumentando o seu ritmo cardíaco”, diz Emmerson.

 

3. Natação melhora a sua saúde cardiovascular

Tem tendência para a hipertensão? A natação pode ser uma boa. A natação vai melhorar a saúde cardiovascular — ainda mais se você praticar de maneira frequente e aprimorar a sua técnica.

“É verdade dizer que quanto melhor a sua técnica, mais você vai conseguir extrair da natação em termos de fitness, mas os benefícios são grandes não importa o seu nível”, diz Emmerson.

4. Natação trabalha todos os músculos

Se você está cansado de trabalhar só os membros inferiores com o futebol, pular na piscina e nadar pode te ajudar. A longo prazo, a natação trabalha todos os membros do corpo e pode fazer a diferença se você quiser músculos maiores. “A natação fortalece músculos rapidamente. Você vai trabalhar o seu core e suas pernas tão bem quanto as suas pernas”, diz.

5. Você (dificilmente) vai se machucar

O impacto da natação quase não existe. Os movimentos na água dificultam lesões de impacto ou musculares, tornando o esporte ideal para quem é iniciante e tem medo de contusões. Emmerson explica: “Você até pode ter uma tendinite, mas são raras e a lesão será simples. Eu nunca fiquei sabendo de outras lesões na água, de verdade”. Ou seja: vai na fé que você não irá se machucar.

6. Você vai relaxar

Já ouviu falar que a água tem propriedades terapêuticas? Pois é, nadar vai te ajudar a relaxar um pouco e esquecer daquele chefe mala ou daquele relacionamento complicado. “Até quando você vai correr é sempre necessário prestar atenção em carros — o mesmo na bicicleta. A piscina é realmente um lugar seguro para estar”, diz.

 

7. Sua flexibilidade vai aumentar

Não é como ioga ou pilates, mas a natação é capaz de fazer a sua flexibilidade aumentar. “Você precisa esticar o seu corpo inteiro na piscina”, diz Emmerson. “Eu definitivamente acho que existe um efeito terapêutico ao esticar o corpo na piscina”, completa.

E a hidroginástica?

Também é um ótimo exercício para perder peso. A hidroginástica é uma opção para quem pretende perder peso e não quer sair nenhuma atividade tão intensa. Ideal para obesos ou pessoas com limitações de levantamento de peso, a atividade costuma trabalhar flexibilidade e resistência, além de melhorar a saúde cardiovascular.

Leia também

Mais Recentes