Como começar a praticar: tênis

PorPedro Katchborian 8 de Janeiro de 2018

Começar um esporte novo parece um desafio, mas nunca é tarde para começar. Na seção “começar a praticar”, vamos trazer as principais dicas para começar um novo hábito. O primeiro artigo vai trazer alguns truques sobre como começar a jogar tênis.

Quais são os benefícios da prática de tênis?

Se você pretende ser mais saudável, o tênis pode ser uma boa escolha. Entre os principais benefícios está o aumento da força muscular (braços, pernas, abdômen, ombros e costas) e melhora do condicionamento físico. Quem busca uma modalidade para perder peso também pode apostar no tênis, já que uma hora de jogo pode queimar até 800 calorias. Como a bola pode viajar a mais de 100 km/h, jogar tênis também pode contribuir muito para coordenação e reflexos.

O que você precisa saber para começar a praticar?

Equipamento

O tênis é um esporte que não exige muitos equipamentos para começar a jogar. Além do solado apropriado e roupa específica para praticar atividade física, você vai precisar, obviamente, de uma raquete e bolinhas. Você consegue encontrá-las em qualquer loja de esporte por aí, mas fique atento para escolher um modelo que lhe agrade.

São vários os fatores que interferem na escolha de uma raquete. Existem modelos mais para controle — no entanto, para os iniciantes o ideal é arranjar uma raquete confortável e que dê mais potência na bola. Essas raquetes são maiores e mais longas, ideais para quem está começando. Aqui você encontra um guia completo para escolher a melhor raquete para você.

Terreno

São três os principais terrenos do tênis: saibro, (mistura de terra e argila) grama e cimento. Os mais populares são saibro e cimento, enquanto as quadras de grama são difíceis de encontrar por aqui. A de saibro é a mais indicada para os iniciantes pois proporciona um jogo mais lento, já que o terreno tem menos aderência e a bola viaja em uma velocidade menor.

 

Leia também

Mais Recentes