Projeto verão: como emagrecer rápido e de forma saudável

PorAretha Yarak 14 de novembro de 2017

O verão chegou e você já começou a procura por aquela receita milagrosa para perder os quilinhos extras? Cuidado para não cair numa armadilha e prejudicar seu organismo. Se você quer saber como emagrecer rápido, mas de um jeito saudável, o melhor a fazer é investir na dupla já conhecida: alimentação saudável (e balanceada) e atividade física. Mas algumas dicas podem te ajudar a chegar lá de um jeito mais fácil.

Antes de mais nada, é importante garantir que você mantenha uma dieta com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo. Ou seja, se a ideia é manter a saúde, esqueça as dietas restritivas. Do contrário, você estará entrando em um desequilíbrio que pode até ter um efeito rebote.

“Se a mudança não for nas causas que levaram ao acúmulo de gordura e ao ganho de peso, os riscos de emagrecer e ganhar tudo de volta são consideráveis”, comenta o médico Romualdo Lima, mais conhecido como Doutor Doc, que possui certificação internacional em medicina do esporte pela Academia Americana de Medicina Anti-idade.

Como emagrecer rápido e com saúde

A reeducação alimentar é a maneira mais saudável e segura de perder peso. E se a mudança na sua dieta for grande nesse processo, no cardápio e na quantidade, pode ser que você consiga emagrecer até que rápido – mas isso varia de pessoa para pessoa. Na dúvida de como bolar o melhor regime, consulte sempre um médico ou nutricionista. Uma dica importante, no entanto, é eliminar alimentos que são considerados vilões da balança. “Os carboidratos simples, como farinha branca e açúcar, devem, com certeza, ser retirados do cardápio”, comenta o Doutor Doc.

No lugar, prefira as versões integrais de massas e farinhas. Os chamados sacietógenos são ricos em fibras que se dissolvem na água e, por isso, dão maior sensação de saciedade. Entre eles estão as oleaginosas, como feijão e lentilha, farelos, sementes, hortaliças e frutas. “O segredo do emagrecimento está em manter seu corpo muito bem nutrido. Desse modo, ele começa a parar de acumular gordura”, comenta.

Perdendo peso com equilíbrio

Além de cuidar da alimentação, é importante ainda manter uma atividade física regular. Se você leva uma vida sedentária, encontre um exercício que lhe dê prazer e invista nele. As melhores opções para quem busca a perda de peso rápido são as aeróbias, sempre combinadas com algum tipo de fortalecimento muscular. “A atividade física é importante, porém responde a algo em torno de 15% na perda de peso”, comenta Romualdo Lima.

O médico alerta ainda que é importante fazer um check up no organismo, para identificar possíveis desequilíbrios que poderiam comprometer o processo de emagrecimento. A atenção deve ser redobrada em relação aos níveis hormonais. “Eles são sinalizadores de acúmulo, ou não, de gordura. Por isso, regular o equilíbrio hormonal é fundamental para otimizar esse processo de eliminação de lipídeos e de acúmulo de massa magra”, explica. E não se esqueça de dormir. Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, demonstrou que a privação de sono aumenta os níveis do hormônio da fome (grelina) e a vontade de comer junk food.

Leia também

Mais Recentes