O que é uma corrida com obstáculos e como se preparar

PorPedro Katchborian 23 de Março de 2018

Você já deve ter visto por aí nas redes sociais pessoas postando fotos depois das famosas corridas com obstáculos. A imagem é quase sempre a mesma: indivíduos orgulhosos, cheios de lama e cansados.

Esse tipo de corrida tem sido moda por aqui nos últimos anos, mas existe há um tempo em outros países da América do Norte, Europa e Oceania. As corridas de obstáculos consistem em provas de corrida que misturam exercícios militares como rastejar na lama, escalar paredes, pular fogo e etc. É quase que uma grande (e difícil) gincana para adultos.

O legal é que a prova alia resistência e companheirismo, já que várias barreiras necessitam de ajuda de outro competidor para serem ultrapassados. Além disso, as corridas não costumam ser iguais — as distâncias variam (5km, 10km, 12km e etc), assim como os obstáculos. A única garantia é: você vai despejar muito suor, mas terá valido a pena e tudo será divertido.

Algumas corridas ganharam popularidade internacional: entre elas está a Warrior Dash, que passa por mais de 50 cidades do mundo. Os participantes completam 12 km e precisam passar por 12 barreiras extremas. Depois da prova, a recompensa: participantes ganham canecas com cerveja e curtem shows. Outra bem tradicional e que ganhou uma versão por aqui é a Spartan Race, criado por ex-fuzileiros navais americanos. Nela, participantes precisam percorrer 11.000 hectares e ultrapassar obstáculos como morros enormes e arame farpado.

Por aqui, a mais tradicional delas é a Bravus, que tem um calendário cheio o ano todo e visita diversas cidades no Brasil. Outras que tem feito sucesso por aqui são a Black Trunk Race e Spartan Race Brasil.

Como se preparar para uma corrida com obstáculos?

Mesmo para quem é experiente na corrida, essas provas necessitam de algo a mais para evitar lesões e não desistir no meio do caminho. Antes de fazer exercícios específicos, lembre-se de checar direitinho a duração da prova e a quantidade de obstáculos — isso vai te dar uma noção de quantos obstáculos você irá enfrentar por quilômetro de prova.

Sabendo disso, procure imitar alguns dos possíveis obstáculos: subir ladeiras, correr escadarias e pular barreiras são algumas das maneiras de se preparar para a prova de maneira fácil e prática.

Curte natação ou bicicleta? Pratique esses exercícios regularmente para ganhar condicionamento físico e melhorar a sua saúde cardiorrespiratória. Além disso, treinos como o crossfit — que também se baseia em exercícios militares — vão ser perfeitos para quem quer ser bem-sucedido em uma corrida com obstáculos.

Leia também

Mais Recentes