Descubra 9 benefícios da bicicleta: Como pedalar pode mudar sua saúde

PorLucas Borges 22 de agosto de 2018

Pedalar uma bicicleta emagrece – um dos principais objetivos na maioria das práticas esportivas – e oferece mais uma série de benefícios à saúde. Com o final do inverno, as temperaturas se elevam, o clima fica mais agradável e colocar sua bike na rua pode ser uma ótima pedida.

Confira os benefícios da bicicleta

1. A bicicleta desenvolve os músculos

Além de queimar gordura, exercícios de bicicleta também constroem músculos. Particularmente em torno dos glúteos, coxa e panturrilha, explica o Cycling Weekly. Pessoas com maior porcentagem de músculos gastam mais calorias do que quando sedentárias. Pedalar, aliás, queima de 400 a 1000 calorias por hora, dependendo da intensidade do exercício e do peso do ciclista.

2. Menos exposição à poluição

Um estudo da Healthy Air Campaign, do Kings College London e do Camden Council, comparou a exposição à poluição entre um motorista, um usuário de ônibus, um pedestre e um ciclista no centro da capital inglesa e o resultado foi o seguinte:  o motorista enfrenta um grau de poluição cinco vezes mais elevado do que o ciclista, três vezes e meia mais elevado do que o pedestre e duas vezes e meia mais elevado do que o usuário de ônibus.

3. Pedalar diminui o risco de câncer e de doenças do coração

Pesquisas feitas com mais de 260 mil pessoas ao longo de cinco anos mostraram que ir de bicicleta para o trabalho pode cortar o risco de doenças de coração e de câncer pela metade.

4. Menos impacto no corpo

Quando se compara corredores com ciclistas, descobre-se que corredores sofrem de 133 a 144% mais lesões musculares, 256% mais inflamações e 87% mais dores musculares pós-exercício. Tudo isso graças ao impacto de cada prática. O ciclismo pode não aumentar tanto a densidade óssea quanto outros esportes. Portanto, combinar a bicicleta com exercícios na academia é uma ótima combinação.

5. Economiza tempo e preserva o meio-ambiente

Pequenos trajetos feitos de bicicleta já podem contribuir massivamente para a diminuição dos padrões globais de poluição. Além de economizar com combustível ou com transporte público, você também se livra dos congestionamentos.

6. Aumenta a capacidade cerebral

Exercícios têm sido repetidamente ligados à saúde do cérebro e à redução de mudanças cognitivas que nos deixam vulneráveis à demência na velhice. Um estudo de 2013 descobriu que durante as pedaladas, ciclistas elevam o fluxo sanguíneo do cérebro em 28% – em algumas áreas específicas esse aumento pode chegar até 70%. Depois da prática, a circulação permanece elevada em até 40% em algumas regiões do cérebro. Segundo o estudo, pedalar quatro vezes por semana, durante 45 a 60 minutos, é o suficiente para se beneficiar do aumento do fluxo sanguíneo.

7. Desenvolve sua noção de espaço e coordenação

Controlar a bicicleta em descidas, curvas e subidas íngremes nos ensinam a usar o peso do corpo, desenvolve habilidades de coordenação motora e dá confiança. Se você não recorrer ao GPS, também pode aprimorar o senso de localização geográfica.

8. Pedalar fortalece seu sistema imunológico

Segundo o Dr. David Nieman, do Appalachian State University, “As pessoas podem reduzir em 40% o número de dias no ano doente ao fazer exercícios aeróbicos em pelo menos quatro dias da semana. Tim Noakes, da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, afirma ainda que fazer esportes fortalece o sistema imunológico produzindo proteínas essenciais e acordando glóbulos brancos “preguiçosos”.

Pedalando ao invés de usar ônibus, metrô ou trem, você ainda evita a exposição a germes em ambientes fechados e cheios. Atenção: logo após fazer exercícios, nosso sistema imunológico tem uma queda e é preciso dormir e se alimentar bem para compensar.

9. Andar de bicicleta aumenta seu círculo social

Pedalar é um esporte bastante sociável. Não à toa os grupos de ciclistas são cada vez mais populares. É possível por o papo em dia enquanto colocamos a bicicleta para rodar e há sempre a possibilidade de uma pausa em um ponto bacana no caminho.

Leia também

Mais Recentes