Os melhores esportes para queimar calorias e emagrecer

PorPedro Katchborian 18 de setembro de 2017

Se a sua ideia é começar a praticar um esporte para perder barriga, dar aquela famosa secada, e não é muito chegado em academia, temos uma boa notícia: algumas modalidades são mais do que indicadas para queimar calorias.

A escolha pode depender da sua saúde como um todo. Portanto, lembre-se do recadinho de sempre: consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e compreenda qual é o melhor esporte para você. A visita a um especialista vai ser útil para entender se não há nenhuma proibição para você. Não saia simplesmente correndo por aí!

Natação, tênis, corrida, ciclismo… Listamos esportes individuais e coletivos capazes de chegar próximo a frequência cardíaca máxima para cada idade, facilitando a queima de calorias. É só escolher.

Qual é o melhor esporte para emagrecer?

Natação

Não, você não precisa ser o Michael Phelps. Pelo contrário: o esporte é ideal para quem busca perder peso e não está acostumado com exercícios, já que o risco de lesão é baixo. Dependendo da intensidade é possível perder de 500 a 800 calorias com uma hora de natação*. Além de queimar calorias e perder a barriga, a natação também é aliada do sistema cardiorrespiratório e ajuda a ganhar massa muscular.

Quantas calorias queima em uma hora: 500 a 800

Tênis

Entre os melhores esportes para emagrecer, o tênis é um dos mais populares. Assim como a natação, o tênis trabalha diferentes grupos musculares, com foco em braços, ombros e coxas. Se coordenação motora não for o seu forte, o tênis também pode ajudar a melhorar. Outros pontos positivos da prática do esporte são a melhora na velocidade do pensamento, atenção e foco.

Quantas calorias queima em uma hora: 400 a 700

Corrida

Tá aí um esporte que só depende de um bom par de tênis e disposição para ser praticado. A corrida é aliada de quem pretende emagrecer rápido e costuma figurar em quase todos os programas de perda de peso. A corrida demanda energia, trabalha diferentes grupos de músculos e pode ser realizada em academias ou na rua. Acha um tédio correr? Procure diferentes tipos e métodos — intervalado com caminhada, com sprints e por aí vai.

Quantas calorias queima em uma hora: 500 a 900

Remo

emagrecer

Foto: Istock/Getty Images

Não é tão popular, mas o remo é um dos esportes que mais queima calorias. Apesar de trabalhar mais os membros superiores, o esporte também exige de pernas e abdômen. No site oficial da Confederação Brasileira de Remo você pode ter mais informações sobre onde fazer o esporte — vários clubes disponibilizam o equipamento necessário para a prática do remo.

Quantas calorias queima em uma hora: até 700

Ciclismo

São vários os esportes que emagrecem, mas o ciclismo é um dos mais versáteis. Assim como a corrida, é possível praticar a atividade dentro ou fora da academia. Há vários clubes de ciclismo que combinam pedaladas semanais pela cidade, mas você também pode praticá-lo sozinho. Mais prático ainda é incluir o ciclismo no seu dia a dia, caso seja possível ir pedalando para o trabalho, por exemplo.

Quantas calorias queima em uma hora: até 500

Caratê

As lutas também podem ajudar a queimar gordura e o caratê é uma boa maneira de começar. Trabalhando equilíbrio, agilidade e tonificando músculos, o karatê também traz benefícios interessantes para mente, já que mexe muito com o foco de cada pessoa.

Quantas calorias queima em uma hora: até 700

Futebol

Por que não? O nosso santo futebol de cada dia pode ser um ótimo aliado de quem quer emagrecer, dependendo da intensidade quando praticado. Nas peladas de final de semana é possível perder até 600 calorias, desde que jogando por uma hora de maneira contínua.

Quantas calorias queima em uma hora: até 600

* Dados do especialista em medicina esportiva Brian J. Sharkey.

Leia também

Mais Recentes