Não é só bola no pé: conheça o PSG Handebol

PorPedro Katchborian 16 de Maio de 2018

Fãs do Paris Saint-Germain já estão acostumados com as vitórias de Neymar, Cavani, Mbappé, Thiago Silva e Rabiot. O futebol é o carro-chefe do clube, mas outro esporte de destaque no PSG é o handebol. O time tem tanta tradição quanto o time de futebol. A fundação da equipe foi em 1941, com outro nome — Patriotes d’Asnières, que depois passou a se chamar Asnières Sports.

Em 1992, uma parceria foi feita e o clube passou a ser administrado pelo Paris Saint-Germain. O time passou a ser chamado PSG-Asnières e atraiu jogadores internacionais como Stéphane Stoecklin e Nenad Perunicic. O resultado mais expressivo na época foi um vice-campeonato da Copa da França em 2001 — o título ficou com o Montpellier.

Um novo nome para o clube foi decidido em 2002, quando veio o primeiro título de expressão. O agora Paris Handball venceu a Copa da França contra o Pays s’Aix, com a estrela Kévunn Kyokas como principal jogador.

Handebol do PSG: empilhando taças

A chegada de Nasser Al-Khelaifi deu outro patamar ao clube, que agora se chamava Paris-Saint-Germain Handball. Várias contratações de peso ajudaram a equipe a ganhar relevância nacional: além do técnico Philippe Gardent, chegaram os jogadores Didier Dinart, Luc Abalo, Samuel Honrubia, Mikkel Hansen, José Manuel Sierra e Antonio García.

O título que deu início à sequência de conquistas foi foi a LNH 1 (primeira divisão nacional da França) da temporada 2012-2013. Depois, mais três campeonatos nacionais: 2014-2015, 2015-2016 e 2016-2017. Recentemente, o PSG Handebol venceu mais um torneio: a Copa da França de 2017-2018.

Tanto sucesso nacional fez o PSG começar a frequentar as principais competições europeias. Depois de ficar entre os quatro primeiros da EHF Champions League (principal campeonato do continente) na temporada de 2015-2016, o time chegou à final no ano seguinte, mas acabou sendo derrotado pelo RK Vardar Skopje, time da Macedônia.

Handebol do PSG: as principais estrelas

O elenco do handebol do PSG conta com estrelas de diferentes países. Um dos principais é o dinamarquês Mikkel Hansen, campeão olímpico em 2016. Hansen foi eleito o melhor jogador do planeta em 2011 e em 2015 — da última vez, já atuava no PSG. Chegou ao clube como uma das principais contratações da equipe, em 2012. Outro jogador de destaque é Luc Abalo, uma das principais estrelas francesas do esporte. Chegou em 2012, mesmo ano em que foi campeão olímpico, também tendo levado o título em 2008.

Leia também

Mais Recentes