Afinal, qual é a quantidade de água que eu devo beber por dia?

PorPedro Katchborian 16 de Janeiro de 2018

Dois litros por dia? Ou três? Ou oito copos? Pare e pense: há quanto tempo você ouve por aí que toda pessoa deve tomar, no mínimo, de dois a três litros de água por dia?

As recomendações que circulam tendem a se contradizer. Uns dizem que não é necessário tomar isso tudo, enquanto outros defendem que sim, é importante ingerir essa quantidade do líquido.

Especialistas, por sua vez, têm um posicionamento: esse papo de que se deve tomar dois litros por dia é um daqueles mitos sem embasamento científico. Na verdade, não há “regras”.

Quanto de água devo beber por dia

Segundo o El País, cada pessoa tem uma necessidade particular de quantidade de água a ser consumida diariamente – e é a nossa sede que nos informa isso. Basta segui-la. Não precisa verificar se você tem bebido bastante água pela cor da sua urina, se está amarelada ou transparente.

O jornal espanhol, que recorreu a artigos científicos para abordar o tema na matéria, pondera que em casos como os de atletas, bebês, idosos e pessoas doentes, aí sim seja pertinente recomendar uma determinada quantidade de ingestão de água por dia. Afora esses casos, seu corpo lhe informará quando você sentir sede.

Porque beber água

Drauzio Varella, em vídeo para seu canal no YouTube, diz que a quantidade de água a ser consumida varia de pessoa para pessoa – e há vários fatores, como a temperatura ambiente, se é um dia de prática de exercício físico ou não.

“Um dia em que a temperatura está a 12º C, você tem uma transpiração muito menor do um dia em que está 30º C. Em dia de calor, você tem que beber mais água que em dia frio.”

Entretanto, a respeito de olhar a cor da urina para verificar a hidratação, Varella se mostra adepto à essa “tática”.

“A cor da urina reflete a hidratação. A urina não deve ter cor de suco de maçã, aquele amarelo carregado. Quando está concentrado dessa maneira, é porque você está desidratado e você tem que tomar mais líquido”, explica.

“Ela não deve ter cor de água também, límpida completamente. Porque, se ela a tem, é porque você está bebendo mais água do que precisava. A cor ideal da urina, é a de uma limonada, mais ou menos. Estando dessa cor, significa que você está hidratado.”

O médico ressalta que checar a cor da urina é uma “regra mais ou menos empírica e sujeita a diversos tipos de erros”.

A única certeza é esta: devemos ingerir água. Cerca de 60% de nosso corpo é feito do líquido e seu consumo nos ajuda a manter o sangue circulando, as funções em atividade normal e a temperatura do corpo.

Leia também

Mais Recentes