Qual tipo de corrida combina mais com você?

PorPedro Katchborian 19 de setembro de 2017

Depois de um tempo ensaiando e enrolando, você decidiu que vai começar a correr. Pediu conselhos, comprou tênis e agora está pronto para sair na rua. Mas quais são os tipos de corrida e qual deles combina mais com você?

Na lama, pista, montanha ou rua: veja um guia completo e entenda se o seu estilo é de Usain Bolt ou de Vanderlei Cordeiro de Lima.

Quais são os tipos de corrida?

Corrida de Rua

Chega de sentir inveja da galera que você vê por aí correndo na rua. Esse é o tipo mais popular e só necessita de uma via pavimentada. É bem tradicional: na Inglaterra elas são praticadas desde o século 18.

No Brasil, a mais famosa delas é a São Silvestre, sempre disputada no último dia do ano. Outras corridas famosas são a de Boston, Nova Iorque, Londres, Paris, Roterdã e Paris.

Não há regras ou distâncias corretas, mas o indicado é buscar fazer o que rola nas provas de rua: 5 km ou 10 km e a meia maratona (21 km) e maratona (42km). É claro que as duas últimas necessitam de muito treino.

Corrida de Pista

A corrida de pista costuma ser mais praticada profissionalmente e são as provas que acompanhamos muito nos Jogos Olímpicos. Mas isso não significa que você não possa praticar. Se a corrida de rua é tradicional, a corrida de pista é mais ainda: gregos já faziam provas assim em 776 a.C.

Veja os diferentes tipos de corrida de pista e veja se algum deles se encaixa em seu estilo:

Corrida de pistas ovais

Não, você não vai correr 100 metros rasos em menos de 10 segundos, mas quem curte velocidade pode se arriscar e fazer provas de pistas ovais. Sao elas: 100, 200 ou 400 metros, em que os atletas precisam ficar nas suas faixas. Por que não tentar imitar o Usain Bolt?

Corrida de Meio Fundo

Para quem prefere um ritmo um pouco mais cadenciado, as modalidades de meio fundo são as mais indicadas. Ela permite que o atleta saia da raia depois da largada e têm distâncias de 800 e 1.500 metros.

Corrida de Fundo

São as corridas de pista mais longas: as distâncias variam de 5 a 10 mil metros.

Corrida de Montanha

Não é indicada para os iniciantes, já que os trajetos costumam estar cheio de subidas, descidas e obstáculos naturais. Já tem um bom preparo físico? Arrisque-se! A corrida de montanha é praticada com percursos que variam de 4km a 12km.

Corrida Cross-Country

Lama, terra, grama…A corrida cross-country é para quem não tem medo de se sujar. Os terrenos não são planos e tornam todo o percurso mais cansativo. Normalmente as distâncias são de 12 km (adulto masculino) e 8 km) (adulto feminino). Indicada para fortalecimento dos músculos, não é uma boa para quem está começando.

Corrida Trail

Um tipo popular por aqui é a corrida trail. É parecida com a da montanha, mas feita em bosques, florestas, praias e trilhas. Não há qualquer padrão para a distância, que costuma variar entre 5km e 100km — sim, 100 km.
Como costuma ser feito em grupo, a modalidade traz uma ideia de companheirismo e de consciência ecológica. Esse tipo de corrida também necessita de mais equipamentos, como um tênis mais específico, mochila e cinto de hidratação.

Leia também

Mais Recentes