Cuidados essenciais para uma barba livre de pelo encravado

PorVinicius Tamamoto 20 de novembro de 2018

A pele do seu pescoço está encrustada de bolinhas e super irritada? Provavelmente você está sofrendo com a foliculite. O nome difícil nada mais é do que uma infecção iniciada nos folículos pilosos. O problema pode ser causado por bactérias, fungos e até vírus, mas na maioria dos casos acontece por causa de pelo encravado, quando o fio, ao crescer, se volta para o interior da pele. Apesar de não ser grave, pode provocar coceira e até dor e é mais recorrente em homens negros.

A melhor maneira de prevenir o surgimento da foliculite é manter uma rotina de cuidados. É preciso esfoliar e hidratar o rosto e o pescoço para que o barbear não irrite a pele. O esfoliante irá remover o excesso de células mortas, abrindo caminho para o pelo crescer. Já a hidratação evita que a pele resseque, deixando-a menos propensa a lesões.

Cuidados para evitar pelo encravado

Na hora de se barbear, alguns cuidados extras podem fazer a diferença.

1. Antes de passar a lâmina, lave o rosto com água morna e sabonete específico para a região para abrir os poros e eliminar as impurezas.

2. Depois, utilize um gel ou espuma de barbear. Nunca (mesmo) passe o barbeador com a pele seca: isso pode fazer com que a lâmina ‘enganche’ e cause um estrago no seu rosto.

3. O sentido do barbear também é fundamental para evitar que o pelo encrave. Você deve acompanhar o sentido natural dos fios.

4. Ao terminar, enxague o rosto com água fria e finalize com o gel pós-barba para conter a irritação.

Veja também 5 dicas essenciais para quem quer ter barba grande

 

Leia também

Mais Recentes